Dia de Campo leva palestra sobre o CAF à agricultores de São Sebastião
Agricultores de diferentes cooperativas vinculadas à União das Cooperativas da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Alagoas (Unicafes/AL) participaram de um Dia de Campo sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que regulamentar a atividade entre pequenos produtores e os credencia para a acessar políticas públicas. O evento foi promovido pela Cooperativa dos Agricultores de São Sebastião (Coopagriss), nesta sexta-feira,11, no município de São Sebastião.
Com o tema “esclarecimentos sobre o CAF”, a palestra foi proferida pelo técnico da Emater/AL, Jimmy Gomes, que apresentou as medidas que os agricultores devem buscar para se registrar junto ao CAF.
“Por meio do CAF, o produtor pode estar inserido em pelo menos doze políticas públicas como o Crédito Rural, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, explicou Gomes.
Para o agricultor da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (Cooperal), José Luís, o registro do CAF fez grande diferença nos últimos anos. “O CAF nos ajuda a não só identificar enquanto produtor, mas com ele ganhamos mais auxílio técnico e mais acesso aos mercados”, disse o produtor.
Ao encontro promovido pelo Dia de Campo contou com a participação da secretária municipal de Agricultura, Ana Pacheco, e do vereador de São Sebastião, Alan Oliveira. Os encontros com os agricultores através de atividades no Campo, segundo a vice-presidente da Unicafes-AL, Maria José Alves, integra os objetivos de incluir e diversificar as culturas de produção. “A agricultura familiar e o cooperativismo tem nos dado bons resultados, que confirma o potencial dessa agric ultura familiar que quando ganha estrutura e condições técnica efetiva o seu potencial de produzir com qualidade. Foi um momento de muito diálogo e esclarecimento no qual terá continuidade”, disse Maria José.
O presidente da Coopagriss, Eduardo Félix, destacou o papel do Selo Biocombustível Social no desenvolvimento dos agricultores das cooperativas. “A agricultura familiar descobriu o seu mais novo campo de atuação com o fornecimento de matéria-prima para a produção de biocombustível . A Coopagriss também trouxe esse tema para o dia de campo como forma de ampliar a produção e tornar a atividade cada vez mais sustentável “, alegou Félix.